segunda-feira, 31 de março de 2008

Antes...Muralha da China

Ontem fui assistir "Antes de Partir" e me dei conta de algumas coisas meio revoltantes. Para quem não sabe o filme fala sobre dois pacientes que descobrem que possuem apenas alguns meses de vida. Um rico, dono do hospital, M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O Jack Nicholson e o mecânico outra M-AR-A-V-I-L-H-A, Morgan Freeman. Os dois ficam no mesmo quarto e começam a ficar amigos até que resolvem seguir uma lista de coisas que gostariam de fazer antes de morrer. Não vou dar mais detalhes porque estou com preguiça e também para não estragar o filme para quem for assistir. Então, vá ao cinema. Enfim, a obra passa uma mensagem que te faz ficar pensando se realmente tu está aproveitando a vida, ou nas palavras de uma das personagens: " Tu encontrou alegria na sua vida?!". Ok, é uma pergunta muito relativa, afinal para cada pessoa há um siginificado diferente de alegria. Para alguns dinheiro e sucess basta, que todo o resto se compra. Para outros saúde e educação... e assim vai, mil teorias. Se eu soubesse que iria morrer eu poderia dizer que fui feliz e encontrei alegria na minha vida,mas, é claro, que sempre existem aqueles "seu eu pudesse voltar no tempo para fazer assim e não assado". Pensando nisso me veio na cabeça meu pai. Sim o querido tio Milico. Ele está indo bastante para a China nos últimos tempos, a negócios. Toda vez que eu digo que ele está indo para a China as pessoas dizem: "Denovo?!" "Mas que legal" "Que sortudo, gostaria de ir". Pois bem, não é assim que funciona. Acho que ele já foi umas 4 vezes e, acreditem se quiser, ELE NUNCA VISITOU A MURALHA DA CHINA. Isso é revoltante. Depois de assistir ao filme eu cheguei em casa e disse: "Pai dessa vez visita a Muralha...", e ele disse: "Nem pensar, não terei tempo, quem sabe da próxima vez". Bom papaizinho da próxima vez tu pode estar MORTO! Ok, isso é um pouco pessimista, mas quem garante? Não que
isso é o que falte para ele encontrar alegria na vida dele, mas é um exemplo de como desperdiçamos oportunidades. Papi está indo para TRABALHAR, ok, mas pô, não custa encontrar um tempinhozinho. Tá certo, na sociedade atual dinheiro e trabalho são mais que essenciais,no filme, por exemplo, eles só conseguem fazer tudo que eles querem porque um deles é podre de rico. Maaaas, fica muito vísivel que,o mecânico, era muito mais feliz que o solteirão rico e boa pinta. Então iniciei uma nova campnha: NUNCA DESPERDICE UMA OPORTUNIDAD,afinal, pode ser tarde demais. Clichê?!, sim, muito, mas bem eficaz. E vamos torcer para que meu pai consiga, finalmente, visitar a Muralha da China.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Homens e Mulheres (igualdade?!)

Passado o dia internacional da mulher, não resisti em falar sobre o assunto. Mais precisamente sobre homens e mulheres. Enfim, eu tenho meu lado feminista, acho que ser mulher é bem mais interessante, acredito que o sexo masculino é extremamente limitado em relação a algumas coisas que não vem ao caso (não se esqueça das exceções) e não creio que, a rigor, a mulher seja o sexo frágil. Porém devo admitir que uma igualdade entre os sexos não existe. Meu pai sempre fala que as pessoas são todas diferentes que não existe possibilidade de serem iguais, até porque o mundo seria irritantemente sem graça. Claro que todos devem ter os mesmos direitos e os mesmos deveres perante a lei. Porém, não podemos cobrar dos dois sexos as mesmas coisas quando não se diz respeito à mesma. Lendo o blog da minha prima (vale a pena conferir: www.carolinemartins.blogspot.com) tu te emociona com o que ela escreveu sobre a força das mulheres e etc. Mas, tenho que concordar com minha amiga e Bruna Ostermann (www.brunaostermann.blogspot.com e não ela não é parente do Ruy Carlos Ostermann) quando ela diz que mulher é muito chata, que só reclama e que busca a igualdade no que convém. Nós buscamos os mesmos direitos no mercado de trabalho, mas no fim do jantar ficamos brabas quando eles querem dividir a conta. Não sou contra a mulher moderna. Pelo contrário, sou muitíssimo a favor. Temos que lutar pelo nosso espaço e queimar os sutiãs! Mas sejamos sinceras: nós adoramos ser o sexo frágil, ter que ser protegida e salva por um galã hollywoodiano. No fundo queremos ser resgatadas. Queremos adquirir espaço no ambiente de trabalho, queremos ser independentes e fortes e isso é ótimo. Mas não sejamos hipócritas em querermos nos igualar aos homens. Somos diferentes, nem superiores e nem inferiores, apenas diferentes. E é isso que torna tão empolgante o relacionamento entre essas duas espécies. Apoio a mulher independente sim! Mas convenhamos que há suas vantagens em ser a frágil da história.

quarta-feira, 5 de março de 2008

A BATE ESTACA

Uma grande teoria desenvolvida no verão de 2008: o que é bate estaca? Sim essa mesma da música Burguesinha do Seu Jorge. Acho que nunca vi tantos significados diferentes para uma mesma coisa. Sempre tinha uma pessoa com uma nova descoberta. É sério, muitos momentos dessa maravilhosa estação foi descobrir o que o cantor estava dizendo. Na psicina, na praia,no carro, na noite.Milhares de significados como:

“ãi guria bate estaca é o mesmo que pegada, vai para a balada com sua bate estaca, vai para a balada com a sua pegada”.

“obvio que não! é sapato estaca, deve ser algum tipo de sapato”. (SAPATO?!)

“cala a boca é tipo rave ou algo assim”.

Agora imaginem, tudo isso sendo dito muito seriamente e todos convictos de suas teorias. Quem disse que era rave foi o mais sensato de todos, porque afinal bate estaca é uma gíria antiga designada para músicas tipo techno. Agora me digam, o que diabos leva uma pessoa a pensar em sapato e uma pegada?! Ok podem me condenar porque eu não entedia o que era bate estaca.