Belíssima teoria. Ontem na aula de Crítica de Mídia tivemos um debate sobre um livro do Baudrillard, Tela Total. Um conjunto de artigos bem complicados que me deixaram louuca quando fui tentar entender o que ele queria dizer. Até cheguei a chingar Baudrillard em momentos de desespero para enteder que a potência do virtual também é virutal. Enfim, lá nas tantas do debate, que estava realmente interessante, falando sobre feminismo, Juremir explica que o que Baudrillard estava querendo dizer: Ele afirma que as mulheres quando não tinham os mesmos direitos dos homens queriam porque queriam igualdade. Depois que adquiriram isso acabam reclamando porque o homem perdeu seu posto de homem, ou seja, sua virilidade. Mais ou menos isso, é claro que eu não vou saber explicar nem me expressar como o Juremir. Enfim, o engraçado foi que, dito isso, eu e as gurias concordamos com Baudrillard. O mesmo que a gente estava reclamando por não entender nada. Isso porque identificamos com nosso assunto preferido de todo santo dia: homens fazidos, homens sem atitudes, homens "mulherzinhas".E nós, no fim, que viramos os homenzinhos da situação. É isso mesmo. Acabamos ligando a teoria do renomado francês com o assunto predileto das mulheres: homens.
Bom mudando de assunto completamente, já que estamos na aula de ontem e no Baudrillard quero ressaltar algo que eu achei muito interessante. Uma discussão perfeita para os dias de hoje com toda essa tecnologia: Quem é superior o homem ou a máquina? Muitos dirão a máquina, pois ela é perfeita. Mas o que Baudrillard afirma é que justamente pleo homem ser imperfeito é que ele é superior a máquina. É como em um jogo de pôquer, por exemplo, o homem sempre será superior a máquina pois ele sabe blefar e a máquina não, pois ela é uma programação. A partir dos erros humanos é que o homem pode criar uma nova tecnologia e estar sempre em aperfeiçoamento.
Adorei.
terça-feira, 30 de outubro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
veja bem, referente a pergutan...o homem é superior..por ter sentimentos...só isso já basta...
e sobre a falta de homens com atitude naum posso opinar...huahuahua eu tenho! agora o resto...é o resto Bruu
Acho mesmo que as mulheres querem igualdade mas continuam querendo que as gentilezas (que, não à toa, se chamam "cavalheirismos") sigam por parte dos homens, é o que é tão paradoxal e contraditório quanto possa parecer.
Queremos os mesmos salários; mas eles pagam a conta.
Queremos os mesmos carros; mas eles abrem a porta.
Queremos liberdade sexual; mas eles têm de pagar a conta.
Acho que, atualmente, quem dita as regras são as mulheres, mas se aproveitam da posição de "coitadinhas" que tiveram outrora para virar o jogo e começar a mandar e se aproveitar da benevolência masculina.
Evidente que ainda existem machismos e feminismos por todos os lados, mas no meio em que convivo, de pessoas educadas, homens cavalheiros e mulheres oportunistas, parece que a filosofia utilitarista pendeu fortemente pro lado "frágil" (frágil?).
Retificação:
Onde lê-se "Queremos liberdade sexual; mas eles têm de pagar a conta."
Leia-se "Queremos liberdade sexual; mas eles têm de tomar a iniciativa".
:)
Realmente de frágil a mulher não tem nada. Ele é muito espertinha isso sim. Mas convenhamos que mesmo que exista aquelas mulheres diferentes do que meu amigo marcos disse, onde realmente adquiriram igualdade e agem de acordo, muitas são condenadas pelo sexo masculino e também pelo feminino. (Já viu mulher que não gosta de criticar a outra?!). Principalmente em relação a liberdade sexual, se a mluher resolver "pagar a conta" ela é considerada pomíscua, para não dizer outra coisa e não como uma mulher que está agindo de acordo com seus ideais de igualdade. Mas realmente sabemos aproveitar bem a teoria do sexo "frágil". Ah se sabemos. uiahuieeuiae
Isso depende muito da mentalidade das pessoas. A minha é aberta; penso em igualdade.
Agora cabe a posição de cada um se vai se deixar influenciar pelo que os outros vão pensar ou se tu te satisfaz seguindo teus próprios ideais...
oh yes! (estou com preguiça de deixar um comentário descente, só para falar que concordo com baiéckson)
"Agora cabe a posição de cada um se vai se deixar influenciar pelo que os outros vão pensar ou se tu te satisfaz seguindo teus próprios ideais..."
Falou e disse Marcos, não te conheço, espero que penses assim de verdade!!
Nem preciso comentar a minha opinião né nerdizinha?eheheh Todos sabem o q penso,TODOS!hahaha
ahh se todos pensasem assim né julie iaehuiaeuiui
Enviar um comentário